1 de junho de 2011

Thalion

Faz vinte anos hoje
que me apaixonei
por um garoto

e para nós projetei mundos e fundo

faz vinte anos hoje
que temo sua impetuosidade
diante do desconhecido

e quis uma redoma grande e confortável

faz vinte anos hoje
que quebrei minhas pernas
para caminhar a sua altura

e que não pude acompanhá-lo o tempo todo

faz vinte anos hoje
que aquela mão delicada e já potente
me fez olhar pra frente

e temer e amar o que viria de todo modo

Faz vinte anos hoje
que o mar invadiu meus olhos
me fez ver que era possível morrer afogado

em mim mesmo e no que de mim tinha saído

Faz vinte anos hoje
e que faça mais cem, talhados em pedra e limo
Thalion (de Tolkien), dos fortes, o forte

aquilo que projetei e que disso é diferente.

9 comentários:

Elimacuxi disse...

Vixe, nóis há vinte anos, hein?
Ca prá nós, também foi há vinte anos atrás - naquela época eu era mais liberal... - que eu me apaixonei por três meninas. Impossível não relacionar as imagens do teu poema com aquela paixão enlouquecida!
beijo Mibi!

Isabella Coutinho disse...

que coisa linda!
como sempre vc me traz lágrimas aos olhos...

bjs

Sandálias do Outono disse...

...

Sandálias do Outono disse...

Meu querido poeta e amigo, como vão as coisas? Tu é um poeta de lindezas sutis. Sabia que foste tu que me mostraste o belo do simples? Que lindo poema! Eu fiz parte dessa história, fui ao seu casamento, vi o menino crescer (de longe, mas vi!) e se tornar homem.

Como bem sabes, sou apenas pai, filho e Espírito Santo apenas de mim. A minha paternidade ficou no plano da poesia, versos mundanos, essas coisas.

Meu novo livro saiu com o nome de "Denúncias do Corpo". Gostaria do teu endereço com CEP e tudo.

Acho que no fundo, tudo o que escreves é Thalion, um Marcopolo a descrever eternamente Veneza em Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino. Sabes que gosto demais do que escreves, e vou além: amo o poeta também! Ainda ontem eu falava pra uma amiga aqui de Brasília que és daqueles amigos atemporais. Se pareceres aqui, de uma hora pra outra, a conversa fluirá como se nunca tivéssemos apertado a pausa do tempo.

Um abraço com muita saudade desse amigo do Sul das coisas!

Charles.

Unknown disse...

meu querido poetamigo as coisas ido a nado porque não há como irem e virem de outro modo em meio a tanta água. É verdade, foste ao casamento e bem bebemos a ele (Thálion) inúmeras vezes, mas não me lembro de ser eu a ensinar nada, em poesia, a alguém tão bom no que faz... Pelo contrário... Quero, como sempre, um quantidade indecente de volumes do seu Denúncias do Corpo (esse título, em época de aniversário de filho, me lembra artrites - hehehehehe - estou ficando velho!!!!). Quantos volumes você pode me mandar?
O endereço eu mando por e-mail, mas me mande, antes, um mail seu (se já mudou de mail, pq essas coisas são como números de celular, mudam muito facilmente) rmibielli@ig.com.br, ou rmibielli@uol.com.br.
Ah, sim, preciso me dar de presente de natal uma edição (já tardia) de meus poemas... vc lembra que ficou de ver pra mim a gráfica/editora? Nada que seja muito caro pq meu orçamento (depois da segunda separação) anda muito ruim...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

P.S. devo ir a floripa no dia 22/07 e fico por lá até + ou - 30/07. Vc vai poder sair de Brasa? Outra coisa, vc está me devendo, desde já há um ano, uma vinda a Roraima. Espero que ela se cumpra, no máximo, até o final do ano..., em janeiro, por aí...para podermos ir à Venezuela. Combinamos,o quando será, por mail de e-mail. Ei, também eu amo o poeta e o amigo e creio que precisamos nos ver mais,por isso cumpra sua promessa para que eu te apresente esse norte das águas em que o sextante se queda boquiaberto com o assédio das estrelas

Sandálias do Outono disse...

Roberto, meu e-mail é o de sempre: charlesilv@yahoo.com.br

Escrevi a vc pedindo endereço com CEP e tudo, mas acho que vc não recebeu...

Escreva!

Abraços!

Leonor Cravo disse...

Também me apaixonei há 20 anos pelas minhas duas filhas. E fui revivendo as mesmas emoções.
Emocionante!